O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental (PEBGA) é ofertado pelo Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC), da Universidade Federal do Pará. Seu objetivo é formar profissionais para atuar na implantação, no desenvolvimento de segurança de barragem e sua respectiva gestão ambiental independente do suporte do empreendimento, considerando tanto os aspectos estruturais de funcionamento, quanto as interações socioeconômicas e os elementos físico-ambientais envolvidos no processo.

Aprovado pela CAPES como Mestrado Profissional no dia 02 de setembro de 2015, seu foco principal é desenvolver e qualificar mão de obra, promovendo o aperfeiçoamento tecnológico que, por sua vez, contribuirá para o desenvolvimento sustentável da região Amazônica, potencializando a pesquisa, inovação e a difusão de conhecimento no campo de atuação pertinente à Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental.

Constituído pela área de concentração Barragem e Meio Ambiente, o Programa tem duas linhas de pesquisas, que são: Planejamento e Gestão Ambiental e Segurança de Barragem. O profissional formado terá a titulação: “Mestre em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental”.

Encontra-se atualmente em fase de implantação a terceira linha de pesquisa do programa, em Computação Aplicada. Que visa utilizar os conhecimentos então existentes da Computação em prol do auxílio à solução de questões relevantes as áreas de Segurança de Barragem e Meio Ambiente.

O corpo docente é formado por uma equipe multidisciplinar de 11 professores permanentes com formações em diferentes áreas da engenharia, ciências básicas e ambientais. Por se tratar de um programa novo, o primeiro processo seletivo será realizado em janeiro de 2016, com a oferta inicial de 15 vagas.