O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental (PEBGA) é vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE), do Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Seu objetivo é formar profissionais para atuar na implantação, no desenvolvimento de segurança de barragem e sua respectiva gestão ambiental independente do suporte do empreendimento, considerando tanto os aspectos estruturais de funcionamento, quanto as interações socioeconômicas e os elementos físico-ambientais envolvidos no processo.

Aprovado pela CAPES como Mestrado Profissional no dia 02 de setembro de 2015, seu foco principal é desenvolver e qualificar mão de obra, promovendo o aperfeiçoamento tecnológico que, por sua vez, contribuirá para o desenvolvimento sustentável da região Amazônica, potencializando a pesquisa, inovação e a difusão de conhecimento no campo de atuação pertinente à Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental.

Constituído pela Área de concentração Barragem e Meio Ambiente, o Programa tem duas linhas de pesquisas, que são: Planejamento e Gestão Ambiental e Segurança de Barragem. O profissional formado terá a titulação: Mestre em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental.

O programa possui como missão, visão, objetivos e perfil do egresso:

Missão: Produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos, visando a formação crítica de profissionais, por meio do aperfeiçoamento de metodologias, técnicas e desenvolvimento de inovações na área de Barragem e Meio Ambiente, especificamente relacionadas ao Planejamento e Gestão Ambiental e Segurança de Barragens.

Visão: Ser reconhecido em âmbito regional, nacional e internacional como programa de excelência na produção acadêmica e tecnológica por meio de pesquisas inovadoras na área de Barragem e Meio Ambiente que visem o desenvolvimento da região amazônica.

Valores: Universalização do conhecimento; excelência acadêmica; A flexibilidade de métodos, critérios e procedimentos acadêmicos; defesa dos direitos humanos; respeito à ética e diversidade; Conservação do meio ambiente; compromisso com o uso do conhecimento para garantir a integridade do bem social; envolvimento e comprometimento com a instituição; sustentabilidade; inovação e empreendedorismo.

Objetivos: Ampliar e aprofundar a formação adquirida nos Cursos de graduação, conduzindo à obtenção do grau acadêmico de Mestre. Além disso, almeja a formação profissionais, habilitando-os a atuar de forma integrada nos campos tradicionais das seguintes áreas de concentração: Segurança de Barragem e Gestão Ambiental. Busca ainda contribuir com a formação de um/a pesquisador/a com capacidade para a produção do conhecimento científico sobre Segurança de Barragem e Gestão Ambiental, estudando os diversos tipos de barragens e seus impactos ambientais, de forma a contribuir também para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. E, por fim, almeja a formação de um profissional com competência para atuar em instituições de ensino e/ou pesquisa, órgãos governamentais e não governamentais, empresas públicas e privadas, com habilidade para lidar nos diversos ramos relacionados a Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental.

Perfil do Egresso:  Egressos/as capacitados/as com habilidades acadêmicas e técnicas que possibilitem a efetivação de pesquisas inovadoras que resultem no aperfeiçoamento e/ou criação de conhecimentos, estratégias, produtos, técnicas e/ou ações que contribuam com o avanço da ciência, embasados/as em princípios éticos, sociais, políticos e profissionais visando o desenvolvimento científico, econômico e social da região amazônica, especificamente na área de Barragem e Meio ambiente. Assim, esperamos que sejam capazes de contribuir com avanços científicos, econômicos e sociais na área de Barragem e Meio Ambiente, criando produtos inovadores para a resolução de problemáticas relacionadas às linhas de Planejamento e Gestão Ambiental e Segurança de Barragem e fomentem o pensamento crítico relacionado ao desenvolvimento da região amazônica.

O corpo docente é formado por uma equipe multidisciplinar de 12 professores/as com formações em diferentes áreas da engenharia, ciências básicas e ambientais. 

O Currículo deverá integralizar no mínimo 30 (trinta) créditos, distribuindo-se em: no mínimo 16 créditos em disciplinas, sendo 08 créditos em disciplinas obrigatória e 08 créditos em disciplinas optativas; 04 em disciplinas de orientação e 04 em atividades programadas que poderão ser desenvolvidas a critério do/a discente e de seu/a orientador/a através de publicação em periódico, estágio docência e disciplinas complementares; 02 créditos para o Exame de Qualificação e 04 créditos para Defesa da Dissertação, Produto ou Projeto de Aplicação. Cada unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas de atividade de natureza teórica ou prática.

Abaixo consta a estrutura do curso com a indicação dos semestres, carga horária e créditos de cada atividade curricular: