Ensino à Distância

A primeira turma do curso de Mestrado Profissionalizante em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental foi ofertada no município de Tucuruí, onde se localiza o Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE) e o Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC), ambos da Universidade Federal do Pará. A coordenação do Programa, com o apoio dos docentes participantes e da direção do NDAE, prevê a oferta do curso fora da sede futuramente. Como o Programa tem em seu corpo docente, professores que atuam na área da computação, serão utilizados recursos tecnológicos para viabilizar a oferta desses cursos em outros locais e também em outros Estados.

CURSOS DE EXTENSÃO E PROPOSTAS DE CAPACITAÇÕES

Proposição de um micro sistema de tratamento de água para escolas municipais de Tucuruí.

Descrição: A Universidade tem um papel muito importante em levar para a sociedade tudo aquilo que é produzido de conhecimento dentro da instituição, neste sentido, o presente trabalho busca viabilizar a implantação de um micro sistema de tratamento de água para escolas municipais de Tucuruí-Pa. Atualmente a maioria das Escolas Municipais do Município não recebem água potável, conforme portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde. Neste sentido, o objetivo é desenvolver um sistema de tratamento de água que possa atender a esta demanda de água, especificamente nos bebedouros e nas cozinhas da escola. Além disso, serão realizados nestas escolas palestras de conscientização sobre água e esgoto, de tal forma que os estudantes possam ter o conhecimento sobre a importância de ingerir uma água de boa qualidade e saber como e onde devem ser destinados os esgotos gerados..
Essa proposta extensionista está concluída e envolveu os seguintes participantes:

Júnior Hiroyuki Ishihara - Coordenador, Docente PEBGA

Giselle Damasceno da Silva de Souza - servidora técnica NDAE

Renan Lopes de Aguiar - Egresso PEBGA

Marianna De Oliveira Souza - Graduação CAMTUC

Carlos Lima Alves - Graduação CAMTUC

Hermes Araujo De Aguiar - Graduação CAMTUC

ADRIANA ALBUQUERQUE DO NASCIMENTO SOUSA - Graduação CAMTUC

Ingrid Santos E Santos - Graduação CAMTUC

Danubya Dos Santos Silva - Graduação CAMTUC

Samayara Nayara Vieira De Almeida - Graduação CAMTUC

Miryan De Araujo Tavera - Graduação CAMTUC.

Curso de informática básica e educação ambiental para a comunidade carente do município de Tucuruí-Pa.

Descrição: A Universidade deve proporcionar um caminho para a construção de uma sociedade com responsabilidade social. Sendo assim, este projeto tem por finalidade aproximar a universidade da sociedade local, visando atenuar as barreiras encontradas no processo de ensino-aprendizagem em informática básica e educação ambiental para uma parcela da população que não tem ou teve a oportunidade de aprendizado destes recursos tão importante no mercado de trabalho e no meio acadêmico. Para alcançar tal objetivo os coordenadores do projeto irão atuar junto com discentes do curso de Engenharia Sanitária e ambiental na realização das atividades de ensino para o público alvo que reside no município de Tucuruí. Na oportunidade, os alunos contemplarão a reflexão sobre a prática pedagógica, constituindo-se num momento privilegiado para a formação destes. Deste modo, temos como resultados esperados deste projeto a apreensão de conhecimentos técnicos relacionados à informática básica assim como a reflexão em torno da educação ambiental, a fim de que os sujeitos envolvidos nessa atividade educativa possam obter uma formação diferenciada, tornando-se críticos e ativos socialmente.
Essa ação extensionista está em andamento e envolvem:

Júnior Hiroyuki Ishihara - Coordenador /Docente PEBGA

Edileuza de Sarges Almeida - servidora técnica NDAE

Renan Lopes de Aguiar - Egresso PEBGA

Carla De Araújo Pereira - Graduação CAMTUC.

Gabriela Silva Dos Santos - Graduação CAMTUC.

Laysa Larissa Batista Da Silva - Graduação CAMTUC.

Raissa Sousa Costa - Graduação CAMTUC.

Alexandre De Araujo Pereira - Graduação CAMTUC.