Fluidodinâmica e Particulados - FluidPar

Líderes: André Luiz Amarante Mesquita / Luis Paulo Silveira Machado

Liderado pelo Prof. Dr. André Mesquita (PEBGA), onde são realizados diversos ensaios, incluindo: Ensaios de caracterização, como massa específica real, peneiramento a seco e massa específica aparente; Ensaios de Drop Test para determinar umidade crítica e umidade limite; Túnel de Vento, com testes de modelos de vagões e pilhas; Torre de poeira, para ensaios de emissão de particulado e muitos outros.

 

 

Docente(s) envolvido(s): Aarão Ferreira Lima Neto, Adriano Frutuoso da Silva, Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa, Débora Dias Costa Moreira, Fernanda Pereira Gouveia, Júlio Augusto de Alencar Júnior, Júnior Hiroyuki Ishihara, Raynner Menezes Lopes. 

Discente(s) envolvido(s), principalmente, do PEBGA: Cristiane Matos da Silva, Daniel Rodrigues Chaves, Fabíola Esquerdo de Souza, Francirene Pereira Bonfim, Francy Rosy Nava de Oliveira Souza, Juliene Cruz da Silva Araújo, Lucas Manoel da Silva, Matheus Cavalcante Silva , Mayra de Nazaré Barral das Neves e Renan Lopes de Aguiar.

Em relação aos grupos de pesquisa, destacamos o Grupo de Pesquisa do PEBGA (G–Pebga), coordenado pelos professores Fernanda Gouveia e Junior Ishihara, que abrange duas linhas de pesquisa, com foco em temas como gestão ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento regional; além de estudos sobre a construção, operação e gestão da segurança de barragens, entre outros. Dessa forma, o trabalho desenvolvido visa gerar um impacto positivo não só na academia, mas também na implementação de políticas públicas e práticas corporativas que promovam a sustentabilidade e o desenvolvimento regional de forma responsável.

 

Grupo Amazônico de Pesquisa em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (SARH)

LíderRaynner Menezes Lopes

Docente(s) envolvido(s): Davi Edson Sales e Souza, Francisco das Chagas de Oliveira Cacela Filho, Jessyca Ingles Nepomuceno dos Santos, Raisa Rodrigues Neves. 

Discente(s) envolvido(s), principalmente, do PEBGA: Artur Silveira dos Santos, Vagner Paz da Silva, Cleriston Levy Wanzeler Ranieri, Paulo Victor Correa Rosa.
 
Criado em 2021, este grupo destaca a Amazônia como uma das regiões mais importantes do mundo, principalmente devido ao seu vasto potencial biológico e aos seus recursos hídricos, explorar esse potencial de forma a garantir sua preservação não é uma tarefa simples. Assim, com o propósito de contribuir para o avanço do saneamento nas áreas urbanas da região amazônica, promover a preservação e o uso sustentável dos recursos hídricos, e mitigar os impactos ambientais causados pela atividade humana.
Com a missão de reunir acadêmicos especializados em Saneamento, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, incluindo professores (Doutores e Mestres), pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação, com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre o tema, compartilhar conhecimento por meio do ensino e gerar saberes junto às comunidades amazônicas, por meio de atividades de extensão.
 
 
 

Grupo de Pesquisa em Riscos Climáticos e Desenvolvimento Regional na Amazônia - GRIDAM

Líder: Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa

Discente(s) envolvido(s): Joana Alicia Pantoja Lima (PEBGA) e Ruricksson Progênio da Conceição (PEBGA).

O Grupo é um coletivo interdisciplinar dedicado ao estudo dos impactos das mudanças climáticas e dos riscos ambientais na Amazônia, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional sustentável. Utilizando os laboratórios da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental (CAMTUC/UFPA) e estabelecendo parcerias com instituições nacionais e internacionais, o GRIDAM investiga temas como desmatamento, queimadas, secas, inundações, a resiliência de comunidades tradicionais, planejamento urbano e economia ambiental. Comprometido com a melhoria de políticas públicas e com a conservação da Amazônia, o grupo também se dedica à formação de recursos humanos e à disseminação de seus resultados por meio de publicações científicas.

 

 

Um grupo liderado pelo professor Marcelo Rassy, que desenvolve pesquisas com significativa contribuição na área de perícia de engenharia, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Análise experimental de materiais e componentes, Avaliação do impacto ambiental, e Perícia e auditoria de engenharia. Suas pesquisas buscam gerar impactos positivos tanto na melhoria da qualidade dos materiais utilizados, quanto na sustentabilidade dos processos industriais, promovendo a adoção de melhores práticas e o desenvolvimento de novas tecnologias. Além disso, o grupo liderado pelo professor Marcelo Rassy tem um papel crucial na formação de novos profissionais, pois seus estudos e investigações são frequentemente aplicados em contextos acadêmicos e de extensão, contribuindo para a capacitação de estudantes e profissionais da área.