O PEBGA convida toda a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação intitulada:

AVALIAÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA PROJETOS DE DESCARACTERIZAÇÃO DE UMA BARRAGEM DE REJEITO DE MINERAÇÃO UTILIZANDO ANÁLISE COMPARATIVA MULTICRITÉRIO.

Orientanda: Pedro Lucas Louzada de Oliveira

Orientador: Prof. Dr. Adriano Frutuoso da Silva 

Data: 30/09/2024 às 14h30

Transmissão por videoconferência 

Para assistir, solicite o link pelo e-mail:

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O PEBGA divulga o artigo científico intitulado “Processo de fechamento de instalações de rejeitos de bauxita: A indução de sucessão ecológica pode melhorar a qualidade do substrato na fase inicial da revegetação” publicada na Revista Engenharia Ecológica, Volume 209, dezembro de 2024, https://doi.org/10.1016/j.ecoleng.2024.107400, Qualis: A1.

A autoria do artigo é da Engenheira Mestra Mayra de Nazaré Barral das Neves (Egressa PEBGA), Prof. Dr. Marcos André Piedade Gama (coorientador), Prof. Dr. Júnior Hiroyuki Ishihara (orientador), Profa. Dra. Gracialda Costa Ferreira (UFRA), Prof. Dr. Norberto Cornejo Noronha (UFRA), Prof. Dr. Luis Enrique Sánchez (USP), Eng. Daniel Pereira da Silva Filho (UESC) e Eng. Jonilton Pantoja Paschoal (Hydro Paragominas).

A pesquisa foi desenvolvida no PEBGA, na área de Planejamento e Gestão Ambiental e defendida no ano de 2023.

O acesso ao artigo pode ser feito pelo Qr Code ou pelo link: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0925857424002258?dgcid=author


Texto e arte: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental – PEBGA.

 

Como você avalia o PEBGA? Pensando nessa questão, iniciamos uma rodada de coleta de informações relacionadas ao processo de autoavaliação do Programa. Convidamos discentes, docentes e corpo técnico envolvidos com o PEBGA a preencher o formulário online até o dia 30/09/2024.

No formulário, constam perguntas de múltipla escolha e espaço para respostas dissertativas. As questões abordam os principais eixos de avaliação do curso: Programa, Formação e Impacto Social.

Para participar, escolha o formulário de acordo com sua categoria:

Na segunda fase do processo, a Comissão de Autoavaliação tratará os dados coletados e promoverá discussões com a comunidade sobre os pontos positivos, negativos e as oportunidades identificadas nos formulários. Além disso, serão utilizadas outras ferramentas para garantir um processo democrático, com o envolvimento de toda a comunidade do Programa, visando ao crescimento coletivo do curso.

Participe desse processo! Sua avaliação é muito importante para nós.

O PEBGA agradece sua participação!

Texto e arte: Comissão de Autoavaliação do PEBGA.

No dia 04/09/2024 coordenadores do PEBGA, PPGINDE e PPCA reuniram-se com a Direção do NDAE para tratar de temas relevantes para a Pós-Graduação. Na ocasião, foram discutidos: Reabertura da Plataforma Sucupira: coleta de dados; Planejamento Estratégico; Autoavaliação, entre outros temas. A reunião periódica é de suma importância para alinhar procedimentos, definir estratégias, identificar os principais problemas enfrentados na pós-graduação e como resolvê-los.

Texto e arte: Secretaria Executiva NDAE.

O PEBGA destaca a trajetória acadêmica e profissional de Leandro Martins. Seu percurso acadêmico no programa foi vinculada à área de Planejamento e Gestão Ambiental. Desenvolveu a pesquisa intitulada “CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE BARCO ROBÔ DE BAIXO CUSTO PARA ANÁLISE DE QUALIDADE DE ÁGUA EM RIOS E RESERVATÓRIOS”, com análises relacionadas ao monitoramento e qualidade da água, resultando no produto técnico tecnológico (protótipo de barco robô) que foi divulgado no site e jornal da UFPA (Beira Rio) e entrevistas nos meios de comunicação televisivos.
Desde a finalização do curso até os dias atuais, Leandro Ramos atua como Engenheiro de MEP, na Contracta Construction UK Ltd em Accra (Gana – África), desenvolvendo ações relacionadas ao planejamento, elaboração de projetos de engenharia e construção de grande porte em setores, como usinas hidrelétricas, rodovias, portos, complexos esportivos e outros.
Sua atuação profissional reverbera a relevância da formação oferecida no PEBGA como um instrumento significativo para o desenvolvimento de habilidades e competências técnicas suficientes para a atuação de maneira competente em diversos espaços profissionais.


Texto e arte: Acompanhamento PEBGA.