Mestrado Profissional

 

1. Disciplinas obrigatórias (4 créditos, 60 horas)

 

Área de Concentração: Barragem e Meio Ambiente

 

Fundamentos Epistemológicos Interdisciplinares: Introdução à Engenharia de Barragem e Meio Ambiente (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Articulação da ciência na relação natureza-sociedade. Transformação do conhecimento e racionalidade ambiental. Energia e Amazônia. O processo de desenvolvimento socioeconômico e o impacto direto sobre o meio ambiente. Os impactos sobre o meio ambiente com construção de barragem. Os efeitos do uso dos recursos naturais. O gerenciamento ambiental de barragens. Plano de ações ambientais. Compensação ambiental. Complexidade ambiental.

 

Procedimentos Metodológicos de Pesquisa (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Tipos de conhecimentos e de pesquisas. Os métodos científicos e as pesquisas quantitativas e qualitativas. Instrumentos conceituais do campo da produção do conhecimento. Os problemas, os procedimentos e os instrumentos de análise; os tipos e as estratégias variadas de investigação e a realização das atividades didáticas e científicas, com vistas à produção técnica, científica, intelectual e a discussão das pesquisas em andamento e ao aprimoramento das produções dos discentes.

 

2. Disciplinas eletivas (4 créditos, 60 horas)

 

Área de Concentração: Barragem e Meio Ambiente

 

Análise Experimental de Estruturas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Temas relativos à monitoração de estruturas sujeitas a cargas estáticas e/ou dinâmicas; determinação das ações aerodinâmicas em estruturas com o túnel de vento.

 

Aprendizagem e Sistemas Colaborativos Aplicados à Engenharia de Barragem e Meio Ambiente (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Tipos de conhecimento. Significado e teorias de aprendizagem. Para que e por que aprender. Obstáculos e facilitadores no processo de aprendizagem. Percepção (Awareness) e contexto. Conhecimento coletivo. Gestão do conhecimento e memória de grupo. Teorias e modelos de colaboração. Ontologia de colaboração. Ambientes virtuais colaborativos e Computer Supported Cooperative Work (CSCW). Aprendizagem colaborativa com suporte computacional.

 

Ciência dos Materiais (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Estrutura dos sólidos, fases, superfícies, termodinâmica das superfícies, difusão, propriedades mecânicas e materiais básicos.

 

Indicadores da Qualidade do Solo (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Recurso natural: solo; Importância dos indicadores de qualidade; Indicadores físicos, químicos e biológicos da qualidade do solo em ambientes naturais; Os indicadores e suas relações com a qualidade do solo; Estudos de monitoramento da qualidade do solo em barramentos e dados de indicadores de qualidade de solo na Amazônia.

 

Mineração e Representação de Informação para Engenharia de Barragem e Meio Ambiente (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução à mineração de dados. Analises estatísticas de dados e covariância de fatores. Modelos e ferramentas computacionais para reconhecimento de padrões e mineração de dados. Mineração visual de dados. Visualização de informações numéricas e geográficas. Casos de aplicação em segurança de barragem e gestão e planejamento ambiental.

 

Modelagem Matemática e Computacional (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Temas ligados às formulações matemáticas e elaboração de algoritmos para descrição do comportamento mecânico dos sólidos deformáveis e da solução numérica desses modelos matemáticos.

 

Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Planejamento, gestão de bacia hidrográfica e o seu uso como unidade territorial. Geopolítica das águas e os modelos de gestão dos recursos hídricos. Gestão dos recursos hídricos no Brasil. Indicadores de sustentabilidade para microbacia. Inserção de barragens em bacias hidrográficas. Recursos hídricos e sustentabilidade na região amazônica.

 

Química Ambiental (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução à química ambiental. Química da atmosfera: Poluição da atmosfera, chuva ácida, efeito estufa, fontes de energia: energias alternativas e renováveis; química da água: equilíbrios ácido-base nas águas, poluição das águas, purificação das águas; química do solo: sedimentos e solos, substâncias tóxicas, substâncias tóxicas orgânicas, metais e outros compostos inorgânicos tóxicos.

 

Sistemas Baseados em Conhecimentos Aplicados à Engenharia de Barragem e Meio Ambiente (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Introdução à sistemas baseados em conhecimento. Engenharia e elicitação do conhecimento. Técnicas de representação do conhecimento. Sistemas Especialistas. Raciocínio baseado em casos. Ontologias. Outras abordagens. Estudos de casos aplicados à segurança de barragens, Gestão e monitoramento ambiental.

 

Tópicos Especiais I Aplicados ao Planejamento e Gestão Ambiental (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Conhecer tópicos avançados na área de Planejamento e Gestão Ambiental.

 

Tópicos Especiais I Aplicados à Segurança de Barragem (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Conhecer tópicos avançados na área de Segurança de Barragem.

 

Tópicos Especiais II Aplicados ao Planejamento e Gestão Ambiental (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Conhecer tópicos avançados na área de Planejamento e Gestão Ambiental.

 

Tópicos Especiais II Aplicados à Segurança de Barragem (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Conhecer tópicos avançados na área de Segurança de Barragem.

 

Tópicos Especiais III Aplicados ao Planejamento e Gestão Ambiental (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Conhecer tópicos avançados na área de Planejamento e Gestão Ambiental.

 

Tópicos Especiais III Aplicados à Segurança de Barragem (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Conhecer tópicos avançados na área de Segurança de Barragem.