No período de 15 a 17 de outubro de 2024, uma equipe do PEBGA, composta por discentes, docentes e uma técnica-administrativa, realizaram uma visita técnica na Vale/Parauapebas. Essa ação está incluída no Termo de Cooperação firmado entre a Empresa e o Programa de Pós Graduação, que objetiva impulsionar atividades que contribuam para a formação profissional e acadêmica de pessoas que engendrem o desenvolvimento da região amazônica.
Inicialmente ocorreu a visitação ao Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e no Centro de Controle Ambiental (CCA), locais que abrigam os profissionais envolvidos com monitoramento e inspeção de barragens. Conforme apresentações, nesses setores são feitas inspeções específicas em cada barragem, seus instrumentos, assim como o acompanhamento de aspectos climáticos para verificar constantemente de que modo os aspectos geotécnicos, hidrológicos, condições climatológicas e outros, podem influenciar na segurança e no comportamento das barragens que fazem parte do complexo de mineração da empresa.
Em um outro momento, a equipe de profissionais da Vale direcionou o grupo do PEBGA para a área de mina, onde realizaram visitas in loco em 3 barragens de terra, para rejeito, sendo duas ativas e uma descomissionada. Esta barragem desativada já foi finalizada a operação de retenção de rejeito e água, ocorrendo o esvaziamento com a retirada dos rejeitos e no local foi incorporada vegetação. Nas barragens ativas, foram observados os instrumentos instalados e os procedimentos de acompanhamento, as características das barragens e como ocorre seu funcionamento, dentre outras questões.
Além dos conhecimentos compartilhados durante as apresentações de setores, sobre funcionamentos de instrumentos, aspectos de monitoramento, segurança, impactos ambientais, a visita também oportunizou a realização de reuniões com grupos específicos para discussões em torno de aspectos que possam contribuir com aperfeiçoamento dos conhecimentos científicos aliados à prática efetivada naquele espaço, assim como a utilização de informações dos barramentos para a aplicação no desenvolvimento de dissertações e artigos científicos.
Nesse período também foi efetivada ações sobre a disciplina Inspeção e Monitoramento de Barragens, ministrada pelo Prof. Dr. Aarão Ferreira, onde ele interrelacionava conteúdos da disciplina e suas questões práticas.
Pelo exposto, o Termo de Cooperação oportunizou a parceria significativa com a Vale, fomentando o desenvolvimento de ações relevantes para a pesquisa e ensino, contribuindo com a busca pela excelência nos processos formativos do PEBGA.
Texto e arte: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental - PEBGA.