Ocorreu no período de 05 a 07 de agosto de 2024, no Auditório Horácio Schneider – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia – NDAE, Campus Universitário de Tucuruí/CAMTUC o XI Colóquio Mesorregional de Governança e Desenvolvimento na UFPA/V Colóquio Mesorregional de Governança da Mesorregião Tocantina Paraense.
O evento foi promovido pela Diretoria de Relações Interinstitucionais e Sociais (DRIS) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e organizado pelo Campus Universitário de Tucuruí, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Campus Universitário do Baixo Tocantins/Abaetetuba e Fórum de Dirigentes dos Campi da UFPA e teve como objetivo fomentar as discussões sobre questões significativas para a região, como temáticas ambientais, climáticas, sociobiodiversidade, políticas públicas, inclusão e outras tendo como interlocutores/as profissionais, pesquisadores/as e representantes de grupos, movimentos e associações comunitárias.
O PEBGA participou da mesa “Emergência climática e políticas de mitigação de impactos na sociobiodiversidade das populações tradicionais”, sendo mediada pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa, tendo como convidados o Prof. Dr. Júnior Hiroyuki Ishihara e representante da Associação de Desenvolvimento Social, Sustentável e Socioambiental da Amazônia Legal em Tucuruí (ADAM) – Domingos de Souza Macieira. Nessa atividade foram elencadas as principais questões que envolvem a emergência climática e ações que atingem as populações tradicionais, assim como as possibilidades de atuação dos núcleos de pesquisa para mitigar os impactos negativos relacionados ao meio ambiente.
A mesa “Segurança de Barragens da UHE: modelos, riscos e desafios” foi mediada pelo Prof. Dr. Júnior Hiroyuki Ishihara e teve como debatedores a Profa. Dra. Fernanda Pereira Gouveia; Carlos José de Oliveira Rebelo – secretário municipal de obras e habitação de Tucuruí e Makle Vieira – engenheiro de segurança da Eletronorte/Tucuruí. Nessa rodada de discussões foi possível dialogar sobre a atuação da Eletronorte, da Prefeitura municipal e do PEBGA no que concerne às ações de sensibilização, disseminação de conhecimentos e os desafios para implementação e execução de práticas efetivas relacionadas à segurança de barragem.
A participação no evento foi relevante para o PEBGA, pois impulsionou o diálogo com instituições, empresas, representantes de associações e a população local promovendo discussões e interações que possam contribuir com a mitigação das problemáticas relacionadas às questões ambientais e segurança de barragem na região amazônica.
Texto e arte: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental – PEBGA.