CONVITE

Palestra – Docentes e a Avaliação Quadrienal
A Coordenação Acadêmica do NDAE convida todos os(as) docentes dos PPGs (PPCA, PEBGA e PPGINDE) para a palestra que abordará as informações enviadas para a avaliação do período 2021-2024 e apresentará os aspectos fundamentais dos documentos de avaliação da nova quadrienal (2025-2028), destacando os critérios e indicadores que impactam diretamente no fortalecimento dos programas nas áreas de Engenharias I e Ciência da Computação.


O evento será híbrido, contando com a presença de docentes que residem em Tucuruí, enquanto os externos poderão participar remotamente.
Trata-se de um momento essencial para compreender o processo avaliativo e continuar planejando ações estratégicas na busca pela excelência na formação acadêmica.
📅 Data: 08/10/2025
🕑 Horário: 14h
📍 Local: Auditório do NDAE
🔗 O link aos(às) docentes externos(as) será enviado em tempo hábil.


Contamos com sua presença!


Prof. Dr. Júnior Hiroyuki Ishihara
Coordenador Acadêmico
Coordenador Adjunto
NDAE/UFPA

PEBGA DIVULGA

ARTIGO PUBLICADO – PEBGA / COP 30


O artigo intitulado “Racismo Climático à Jusante da Barragem: o caso de Tucuruí e o silêncio das políticas climáticas” é de autoria do Prof. Dr. Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa e das engenheiras mestrandas Gabriela Rosa Batista e Lethícia Lima Cavalcante, vinculadas/o ao Programa de Pós-graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental (PEBGA/NDAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O texto analisa como comunidades que vivem próximas à UHE Tucuruí, no Pará — uma das maiores hidrelétricas do mundo e símbolo do modelo energético brasileiro — enfrentam enchentes recorrentes, ausência de saneamento e negligência do poder público.
Publicado na revista Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30 (n. 5, junho/2025 – UFPA), o artigo revela como a invisibilidade dessas populações, majoritariamente pardas e periféricas, expõe um caso emblemático de racismo climático na Amazônia. A publicação dialoga diretamente com os debates que estarão no centro da COP 30 em Belém, em novembro de 2025 — um momento histórico para colocar a Amazônia e suas comunidades no coração da agenda climática global.
Convidamos você a ler o artigo completo disponível em https://amazonianacop.ufpa.br/publicacao/ e refletir sobre os desafios de Tucuruí como exemplo das desigualdades socioambientais que marcam a região amazônica!

Convite: Curso de Comunicação e Escrita Científica – Inscrições Abertas

Prezada comunidade acadêmica,

Temos o prazer de convidá-los(as) a participar do Curso de Comunicação e Escrita Científica: ampliando a visibilidade global da Ciência Amazônica, uma oportunidade para aprender sobre o processo de elaboração, submissão e publicação de artigos científicos.

O curso será realizado ao vivo, em 12 aulas, abordando desde a construção do texto até estratégias para aumentar o impacto das publicações.

  Período: 2 de setembro a 9 de outubro de 2025

  Dias da semana: terças e quintas-feiras

  Inscrição: gratuita, podendo se inscrever mesmo após a realização das primeiras aulas.

  Público-alvo: pesquisadores(as) e estudantes da Amazônia Legal

Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a American Chemical Society (ACS), CAPES, UFPA e UFRA, visando fortalecer a visibilidade da produção científica amazônica no cenário internacional.

Para se inscrever e saber mais, acesse o link no QR code disponível no material de divulgação em anexo ou clique aqui: https://connect.acspubs.org/2025-labamazonia 

Contamos com sua participação para fortalecer a ciência produzida na Amazônia!

Atenciosamente, 

Secretaria da Diretoria de Programas Estratégicos - PROPESP/UFPA

Por meio da pesquisa “Minha Opinião”, a Universidade quer entender como tem sido a sua experiência acadêmica e o que pode melhorar em sua atuação junto aos/às discentes, docentes e técnicos/as.

As informações desse questionário são extremamente importantes para sabermos a qualidade da formação que oferecemos. Então, pedimos que todos/as os/as alunos/as preencham o formulário, para que possamos construir juntos caminhos de aprimoramento e fortalecimento dos nossos cursos.

Em virtude da relevância dessa avaliação para fins de planejamento, comunicamos que as matrículas no segundo semestre (em disciplinas, defesas ou outras atividades) serão consolidadas após a realização da avaliação no MINHA OPINIÃO, por isso, segue o planejamento de datas dos programas:

Preenchimento MINHA OPINIÃO: de 06 a 11/08/2025

Link do formulário MINHA OPINIÃO: http://avaliacao.ufpa.br/  

Solicitação de matrículas SIGAA: 06 a 11/08/2025

Homologação das matrículas, pelos/as orientadores, no SIGAA: 12 e 13/08/2025

Link do SIGAA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/home.jsf   

Se você ainda não respondeu, convidamos a dedicar alguns minutos para contribuir com esse processo tão relevante. O questionário é rápido, acessível e totalmente confidencial.

No caso de dúvidas referente ao preenchimento da Pesquisa Minha Opinião entre em contato com o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a fim de serem sanadas.

Sua participação é muito importante para a nossa instituição!

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CALENDÁRIO COM AS DISCIPLINAS OFERTADAS.

Prof. Dr. Júnior Ishihara – Coordenação acadêmica NDAE

Profa. Dra. Débora Dias – Coordenadora PEBGA

Em solidariedade aos alunos, servidores e terceirizados envolvidos no grave acidente registrado na madrugada desta quarta-feira, 16 de julho, informamos que o Campus de Tucuruí, em conjunto com o Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE), suspenderá todas as atividades a partir de hoje, retornando na segunda-feira, 21 de julho de 2025.
Colocamo-nos integralmente à disposição do comitê de apoio criado para prestar suporte a todas as vítimas e seus familiares, oferecendo acolhimento emocional, acompanhamento institucional e os recursos necessários.
Neste momento de dor e preocupação, reforçamos nosso compromisso com a segurança, o bem estar e o amparo de toda a comunidade acadêmica.

Coordenação CAMTUC/Direção NDAE
Tucuruí, 16 de julho de 2025.