O presente Regimento tem por finalidade estabelecer normas para a realização da eleição para as funções de Coordenador e Vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Barragens e Gestão Ambiental - PEBGA, para o biênio 2018/2020, em consonância com as deliberações do Colegiado do Programa, em reunião extraordinária realizada no dia 10 de julho de 2018.
Acesse Aqui o Regimento

 

Graças ao apoio voluntário de professores da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Ministério Público Federal (MPF) pôde cobrar da concessionária de energia elétrica Eletronorte providências para adequações à Lei da Política Nacional de Segurança de Barragem pela hidrelétrica de Tucuruí, no sudeste paraense.

No dia 12 de abril de 2018, o município de Paragominas- PA sofreu fortes chuvas, acarretando na formação de enchentes e alagamentos. A prefeitura decretou estado de calamidade pública, ocorrendo ainda morte de duas crianças. O rompimento de pelo menos três barragens na região contribuiu para o aumento do volume de água. Este cenário acabou causando significativos impactos econômicos e socioambientais. Tais impactos, entretanto, já haviam sido revelados em uma recente pesquisa de mestrado realizado por uma discente do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental – PEBGA/Tucuruí, Francy Rosy Nava, sob a orientação do Prof. Dr. Junior Ishihara, cujo título era: “PEQUENAS BARRAGENS: Uma oportunidade de desenvolvimento científico, técnico e regulamentador”.