A Eletronorte realizou nas cidades Tucuruí e Breu-Branco, no período de 21 a 26/11/2023, o 1º Simulado de Evacuação de Emergência da UHE Tucuruí. O Simulado integra a etapa final do Plano de Ação de Emergência (PAE) da empresa, elaborado em parceria com diversos órgãos e setores e com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental, do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, da Universidade Federal do Pará (PEBGA/NDAE/UFPA).

O Simulado de Evacuação de Emergência tem como objetivo orientar a população sobre as placas de sinalizações expostas nas cidades – Rota de Fuga; Ponto de Encontro e Área de Risco -, sendo uma atividade preventiva e que está em consonância com as leis federais 12.334/10 e 14.066/20, da Política Nacional de Segurança de Barragens.

A profa. Dra. Fernanda Gouveia – docente permanente do PEBGA – contribui juntamente com a equipe da Eletronorte e Defesa Civil, nas ações de organização, sensibilização e orientação das atividades do simulado.

Com essa ação, o PEBGA reforça a relevância de atuação junto à comunidade local, instituições, entidades e demais interessados na área de segurança de barragens, disseminando informações significativas para que a população saiba os procedimentos mínimos para garantir a segurança nas áreas próximas à UHE.

Texto e arte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental – PEBGA.