Em outubro de 2023, em Foz do Iguaçu, ocorreu o evento DAMSWEEK 2023, compreendendo os eventos XXXIV Seminário Nacional de Grandes Barragens - SNGB, II Simpósio Internacional de Barragens de Enrocamento - SIBE, em parceria com os Comitês da China (CHINCOLD) e da Espanha (SPANCOLD), e o IV Encontro Técnico sobre Incidentes e Acidentes em Barragens - ETIAB. Pela primeira vez no Brasil, a realização do ICOLD YEF, Young Engineers Forum, para jovens engenheiros na área de barragens. A reunião da INCA – ICOLD National Committees of the Americas, a Reunião dos Comitês de Barragens dos Países de Língua Portuguesa, Mesa Redonda sobre Descarregadores de Fundo e Workshop CBDB/ABRAGE – Gestão de Cheias, Mudanças Climáticas e Segurança de Barragens.

Paralelamente ao evento, destacamos a Exposição Técnica, onde ocorreu a apresentação de empresas prestadoras de serviços, fornecedoras de produtos e serviços relacionados a projetos, construção e operação de barragens, projetistas, construtores, montadoras de equipamentos eletromecânicos, empreendedores, consultores e centros de pesquisas: uma oportunidade para prospecção de novos negócios. O público estimado foi de 800 participantes formado por profissionais e empresas ligados ao setor de energia interessados no intercâmbio de informações, difusão de novas tecnologias relacionadas à engenharia de barragem e, principalmente, comprometidos com a engenharia nacional.

A Profa. Dra. Débora Dias Costa Moreira – coordenadora do PEBGA e do Prof. Dr. Adriano Frutuoso Silva estiveram presentes no evento, representando o programa. Na oportunidade, o docente Adriano Frutuoso mediu a mesa redonda com tema “Benefícios dos reservatórios: Instalação de Usinas Fotovoltaicas e Eólicas, contenção de cheias/piscicultura/lazer”

Texto e Arte: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental.