Com o objetivo de aprimorar e adquirir novos conhecimentos relacionados às barragens de concreto para fins de geração de energia elétrica. O local escolhido foi a Usina Hidrelétrica de Tucuruí – UHE, situada no estado do Pará. O empreendimento está localizado nas vizinhanças da própria UFPA, Campus Universitário de Tucuruí e por isso, facilitou a realização da atividade, por parte dos professores e dos alunos do curso.

Segundo a Prof. Dr. Fernanda Gouveia “as expectativas da turma em relação à visita foram superadas, podendo citar, principalmente as ações desenvolvidas pelo CPA (Centro de Proteção Ambiental),  que comprovou a efetividade e a manutenção dos acordos previstos no documento da LO (Licença de Operação) da UHE. Além disso, a visita à ilha de Germoplasma impressionou bastante os alunos, devido a constituição e a manutenção do banco genético de espécies florestais  coletadas antes da inundação do reservatório.  A visita às galerias da barragem também foi um momento de bastante aprendizado, pois possibilitou aos visitantes conhecerem in loco essas estruturas e toda a instrumentação presente no local  para fins de inspeções periódicas.”

Além das visitas à ilha de Germoplasma e às galerias, ocorreram palestras temáticas relacionadas à grande área de gestão ambiental, as quais foram realizadas pelos seguintes profissionais: Carmem Galvão (Engenheira Química, gerente de divisão da OGHM); Maicon Sousa (Engenheiro Químico, coordenador do Laboratório de Limnologia) e Takashi Hatanaka (Biólogo, responsável pelo setor da Ictiofauna). Na área de segurança de barragens, o engenheiro civil, Éden Carlos, transmitiu diversas informações acerca das ações desenvolvidas para o controle e manutenção da integridade da barragem, além dos desafios para o cumprimento da Lei Federal 12.334/2010 que trata sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens – PNSB. Ainda, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor as características técnicas e o funcionamento das eclusas de Tucuruí, por meio da realização da palestra proferida pela engenheira eletricista Keila Oliveira.